Ir para o conteúdo

Atendimento: das 08:00hs as 11:00hs e das 13:00hs as 17:00hs
Endereço: Rua. Manoel Estrela Matiel, 685 - CEP: 15580-000
img_sic
Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão
Prefeitura do Município de Mira Estrela - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
06
06 ABR 2022
ADMINISTRAÇÃO
Mira Estrela realizou o 1° Encontro para Discussão da Política de Saúde Mental
enviar para um amigo
receba notícias
Mira Estrela realizou o 1° Encontro para Discussão da Política de Saúde Mental
 
A reunião aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Mira Estrela e contou com a participação de profissionais de saúde, educação, assistência social, gestores de saúde e usuários do SUS.
 
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira (06), o “1º Encontro para Discussão da Política de Saúde Mental” ministrado pela psicóloga Paula Buzzato Gabriel, que atua como coordenadora do CAPS II e da Saúde Mental de Fernandópolis.

A reunião aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Mira Estrela e contou com a participação de profissionais de saúde, educação, assistência social, gestores de saúde e usuários do SUS interessados em participar da avaliação das ações já desenvolvidas e discussão de novas propostas de políticas públicas de promoção dos serviços da Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS).

A psicóloga do munícipio, Kelly Castrequini, abriu o evento fazendo uma breve reflexão sobre o que é saúde mental, bem como, os impactos que ausência de atenção e cuidado com esse tema, causam ao indivíduo e a sociedade. 

Na sequência, a psicóloga Paula assumiu o discurso e abordou o seguinte tema: ‘A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’, explicando previamente, qual estrutura de serviços em saúde mental que o município de Fernandópolis oferece (visto que, o município vizinho é referência de atendimento para Mira Estrela), quais foram os eixos escolhidos por Mira Estrela, para serem defendidos e votados na Conferência Estadual de Saúde Mental, bem como, o funcionamento da rede e o tratamento de um paciente que necessita do CAPS.

Dentre várias explanações, Paula situou os participantes sobre a real situação da saúde mental das pessoas, incluindo os próprios profissionais de saúde, em detrimento do enfrentamento a pandemia. “Sabemos que nesses últimos dois anos, a saúde mental de muita gente foi afetada. É algo coletivo, que afeta inclusive nós, da área da saúde, que tivemos ou acompanhamos de perto, o intenso sofrimento psíquico, que se expressa em transtorno de ansiedade generalizada, distúrbios do sono, medo de adoecer e de contaminar amigos e familiares. Também temos acompanhado como tem sido difícil para as novas gerações lidar com tudo isso. São casos de automutilação, abuso de drogas, depressão e outros problemas, que anteriormente eram mais raros de se acompanhar”.

Paula também reiterou sobre a integração do físico e o mental. “Precisamos entender que, nossa saúde mental está condicionada a nossa saúde física também. Tenho casos de pacientes que chegam em desordem mental e que não passaram por uma análise médica para identificar alguma alteração física, como desidratação, hipotensão arterial (pressão baixa) e etc. Sempre digo que, devemos olhar o paciente como um todo”. 

A Coordenadora de Saúde do Município, Ana Paula Marques, agradeceu a presença de todos e deixou aberto para os que quisessem sugerir alguma pauta de melhoria na prestação de serviço de saúde mental.

Ao final do encontro, foi realizado a eleição dos representantes da Delegação de Mira Estrela, que participarão das etapas estaduais de votação de novos pleitos para área de saúde mental.
 
Conheça os delegados eleitos:
 
Segmentos de Gestores e Prestadores de Serviço
Maria Cristina Rui Gaspar (gestora)
Lohan Mamed (prestador de serviço)
Segmentos dos Usuários do SUS
Antônio Pádua Medeiros
José Antônio Trindade
 
Seta
Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia