15 ABR 2021
A Secretaria Municipal de Saúde já confirma 35 casos de dengue no município

Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde já confirma 35 casos de dengue no município.

Embora todos estejam com as atenções voltadas para a pandemia da Covid-19, o setor de saúde reforça que é necessário que a população também esteja atenta para eliminar possíveis focos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

É importante que todos façam as ações, como a limpeza dos quintais e de objetos que acumulem água. Desde fevereiro, a equipe municipal da saúde, junto a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) tem realizado todo o trabalho de campo, com a nebulização, também conhecida como “fumacê”, nos espaços públicos e nas residências, e repassado as orientações necessárias no combate aos focos criadouros do mosquito.

Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea. Na dengue clássica nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.

Caso os sintomas citados forem detectados, orientamos a pessoa a procurar imediatamente a UBS para que seja realizado os exames.