04 AGO 2021
Saúde de Mira Estrela apoia a campanha Agosto Dourado
Saúde de Mira Estrela apoia a campanha “Agosto Dourado”, sobre a importância da amamentação

Agosto Dourado, um mês todo dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação para a saúde e o desenvolvimento da criança.

Essencial para a sobrevivência e a nutrição nos primeiros meses de vida e no início da infância, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde como o “alimento de ouro” para os bebês.

Os primeiros anos de vida dos bebês, em especial os primeiros mil dias, que correspondem do período da gestação aos dois anos da criança, são considerados uma “janela de oportunidades” com inúmeros benefícios para a prevenção de doenças. Por exemplo, na prevenção da mortalidade infantil, em especial por doenças infecciosas, e de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e diabetes, além de prevenir cânceres de mama e ovários para as mães”.

Além do valor nutricional, o aleitamento possui benefícios psicológicos, relacionados ao vínculo mãe-bebê, e cognitivos da criança.

Não há idade indicada para interrupção do aleitamento e a decisão deve ser realizada pela família. A recomendação formal das organizações de saúde é a manutenção da amamentação até os dois anos ou mais. Aspectos psicológicos e de logística familiar devem ser considerados com respeito e orientados pelos profissionais de saúde.

Nos casos em que haja alguma dificuldade para amamentar a mãe deve buscar por orientação dos profissionais de saúde.

Mais que um ato de amor, amamentar salva vidas.