01 JUN 2021
Mira Estrela adere a campanha mundial “Construindo Cidades Resilientes – MCR 2030

Mira Estrela aderiu a campanha mundial “Construindo Cidades Resilientes – MCR 2030”, liderada pela ONU - Organização das Nações Unidas, que tem o objetivo de alertar governos e cidadãos sobre a necessidade de preparar as cidades para possíveis desastres naturais.

As cidades resilientes devem estar aptas para agir rapidamente diante dos cenários que toda cidade está sujeita, como tempestades, enchentes, deslizamentos de terras, entre outras situações de risco, reduzindo a exposição da população a situações de vulnerabilidade. Para que as ações sejam rápidas e efetivas, é preciso que sejam implementadas medidas preventivas, bem como mecanismos de informação da população e tecnologias capazes de acelerar a ação em casos de emergência. Assim, é preciso que diante e após uma situação grave, as cidades tenham condições de minimizar riscos, perdas de vidas e de patrimônio.

São municípios que promovem a qualidade de vida dos habitantes por meio da inteligência, planejamento, participação popular, aprimoramento de gestão de recursos hídricos e investimento em soluções que levem mais qualidade de vida aos cidadãos.

No mundo todo, são 4.360 cidades participantes. No Brasil, são 1.078 municípios que aderiram à campanha, assumindo o compromisso de edificar sua resiliência por meio da definição de ações e prioridades na gestão de risco de desastres.

No nosso município, as ações são realizadas pela defesa civil local, através da técnica Maria Aureliana, que por meio da conexão com as demais cidades participantes, desenvolve planos de trabalho para tornarmos uma cidade inclusiva, segura, resistente e sustentável até 2030.

Versão do Sistema: 3.1.0 - 07/06/2021